2016/03/17

Juse - as capas solares para smartphones que nunca existiram


Os projectos de crowdfunding permitem tornar alguns sonhos realidade, mas noutros casos são autênticas ilusões que são vendidas para amealhar alguns milhares de euros de forma rápida e fraudulenta. O JUSE é, infelizmente, mais um desses casos no Indiegogo.

O JUSE foi apresentado em 2014 como sendo a solução ecológica para prolongar a autonomia dos smartphones recorrendo a uma capa com painel solar. A entrega estava prometida para Março de 2015, mas por essa altura os responsáveis do projecto ainda iam relatando algumas dificuldade e atrasos, pedindo paciência aos investidores e prometendo as entregas "para breve".

Um ano mais tarde, não há mais margem para paciência nem para dúvidas. Há mais de 7 meses que os responsáveis não dão sinal de vida, e a página do projecto vai sendo apenas regularmente visitada por investidores que insistentemente perguntam pelo produto ou pela devolução do seu dinheiro - sendo bastante improvável que qualquer um dos casos se venha a concretizar.

Não podemos dizer que seja inesperado. Já na altura tínhamos alertado para as promessas altamente suspeitas deste projecto e que "parecia demasiado bom para ser verdade", e infelizmente isso veio mesmo a comprovar-se. Curiosamente, o JUSE cumpre realmente com o que prometia (never charge again)... pois ninguém irá mesmo fazer nenhum recarregamento com um produto inexistente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)