2016/03/27

Novos faróis da Ford não provocam encandeamento


Já conduziu alguma vez com luzes de médios para evitar incomodar os outros condutores ao esquecer-se de baixar os máximos? A Ford desenvolveu agora uma tecnologia que permite aos condutores tirarem todas as vantagens das luzes de máximos sem encandear os outros condutores.

As luzes de máximos sem encandeamento utilizam uma câmara montada no pára-brisas para detectar os faróis ou as luzes traseiras dos veículos e bicicletas, até 800 metros de distância à noite, e usa uma "sombra" que automaticamente segue o seu movimento de modo a manter esses elementos protegidos da luz directa.


A tecnologia foi desenvolvida por uma equipa da Ford em colaboração com parceiros externos, e funciona em conjunto com o sistema de luzes de máximos automáticas e com a iluminação dinâmica LED da Ford com sistema de iluminação frontal adaptativa, que ajusta o ângulo e intensidade do feixe de luz em função da velocidade, luz ambiente, ângulo da direcção, distância para o veículo da frente e activação do limpa-pára-brisas. As tecnologias de iluminação automática da Ford são activadas automaticamente quando detectadas condições de baixa iluminação.

A Ford está também a desenvolver futura tecnologia de iluminação avançada que melhora a visibilidade nas rotundas, nos sinais de stop e de cedência de prioridade e chama a atenção do condutor para os peões, ciclistas e até mesmo animais de grande porte na trajectória do veículo ou até mesmo fora da estrada.

Estas luzes de máximos sem encandeamento estão já disponíveis nos novos Ford S-MAX e Galaxy, e estará igualmente disponível no novo SUV Ford Edge que chegará em breve ao mercado.




por Nuno Barros

5 comentários:

  1. Mesmo a volkswagen tb tem.. É o dynamic light assist.. Igualzinho a esse e já há algum tempo!

    ResponderEliminar
  2. O meu carro tem e o modelo está no mercado desde 2013. No entanto este "recorta" objetos. Falta saber se o consegue fazer para múltiplos objetos.

    ResponderEliminar
  3. aos anos que já a isso todas as marcas Premium são assim

    ResponderEliminar
  4. A Opel não é uma marca premium, e já tem alguns modelos com esse extra :)

    ResponderEliminar
  5. A Ford vai um paço atrás! Parece uma noticia de à 7 anos atrás. A tecnologia do momento é o dot Led, que faz a mesma coisa com led's. As luzes são compostas por uma matriz de led's e vai apagando aqueles que não interessam, para criar a mancha. E isto para não falar nas intensidades. ;-)

    ResponderEliminar