2016/03/22

Proposta para emails mais seguros chegam da Google, Microsoft e outros


Os emails são parte indispensável da internet dos nossos dias, mas nasceram numa época onde as preocupações de segurança não atingiam os níveis que hoje existem. A Google, Microsoft e outras empresas, querem um novo sistema de email que garanta a segurança desta forma de comunicação.

Há muito que se tenta tornar o email mais seguro, mas o grande problema é que essa segurança desaparece por se ter que manter a compatibilidade com os sistemas existentes. Para melhorar a segurança será necessário que todos os serviços e programas (ou pelo menos uma parte bastante significativa deles) adira a um novo formato, para o tornar viável.

É isso que a Google, Microsoft, Yahoo e outros querem fazer, com o novo SMTP Strict Transport Security (SMTP STS), e que permitirá aplicar aos emails o mesmo tipo de segurança que é aplicado nas ligações a sites web via HTTPS. Na prática, evitará que os emails percorram a internet em formato que possa ser facilmente interceptado e decifrado, ou que a mensagem seja entregue a um destinatário fraudulento que se tente fazer passar pelo destinatário legítimo.

Relembro que ainda recentemente o Gmail passou a apresentar um indicador que chama a atenção para emails seguros/inseguros. E esperemos que com esta nova proposta muitos mais serviços concordem em modernizar o sistema de transporte dos emails para aumentar a sua segurança. (Mas que isto não sirva de desculpa para que determinados serviços continuem a enviar as passwords dos utilizadores via email! ;P)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)