2016/03/24

Quick Charge 3.0 reduz tempos e aumenta eficiência do carregamento


Como as tecnologias para criar baterias revolucionárias tardam em surgir, a aposta de vários fabricantes tem recaído sobre a vertente de minimizar o tempo necessário para o seu recarregamento. O Quick Charge 3.0 da Qualcomm é o sistema mais recente e que promete reduzir ainda mais o tempo de espera para que um dispositivo mobile possa ser desligado do cabo.

A autonomia continua a ser um dos principais aspectos a melhorar nos equipamentos móveis. As diferentes marcas vão apostando em novos processadores, com melhor desempenho e menor consumo e em baterias com maior capacidade, mas o resultado final ainda está longe de ser o desejável. Face à dificuldade em inovar na tecnologia utilizada nas baterias, as marcas têm apostado numa alternativa para melhorar a autonomia, se bem que de forma indirecta: o carregamento rápido.


A Qualcomm tem liderado o desenvolvimento da tecnologia de carregamento rápido, chegando a conseguir 80% da carga em apenas 35 minutos. O problema está nos restantes 20%, que podem levar tanto ou mais tempo a completar.

Inicialmente, o carregamento dos nossos smartphones era efectuado a 5V a 500mA, tendo isso evoluído e chegando aos 2A nos equipamentos mais recentes. Com o Quick Charge 2.0, os smartphones passaram a poder utilizar 9 e 12V, a 1.67A, para acelerar o carregamento; e agora temos uma nova evolução:



A versão 3.0 do Quick Charge apresenta uma novidade importante; o carregamento passa a ser feito de forma inteligente, com o carregador e o smartphone a comunicarem activamente para "negociarem" a tensão (volts) e corrente (amperes) que melhor se adapta a cada fase do carregamento. Desta forma, há uma simbiose entre os dois equipamentos, com um a pedir e o outro a fornecer apenas aquilo que lhe é solicitado, resultando em eficiência acrescida.

A Anker, marca com créditos firmados nesta área (é uma das nossas recomendadas para power banks e carregadores) já apresentou uma linha de novos equipamentos preparados para tirar partido do Quick Charge 3.0.


Os carregadores de parede e para o carro da Anker estão preparados para garantir tempo de carregamento mais curtos, bastando para tal que o nosso equipamento suporte a tecnologia Quick Charge 3.0.

Contamos em breve ter a oportunidade de testar alguns destes equipamentos da Anker e dar-vos a conhecer as potencialidades dos mesmos e os precioso tempo que permitirão poupar.


Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)