2016/03/18

Sygic continua a sobreviver num mundo com apps de navegação gratuitas


É incrível a velocidade com que as coisas mudam no nosso mundo. Ainda "recentemente" as apps de navegação GPS eram consideradas uma raridade e tinham preços bem avultados; e hoje em dia isso é algo que vem incluído em sistemas como o Android e iOS e de utilização gratuita. Mais surpreendente, há apps de navegação pagas que continuam a sobreviver, como é o caso da Sygic.

A Sygic é uma das mais antigas apps de navegação offline, e que agora anunciou que passa a ter mapas para todos os países do mundo (com algumas pequenas excepções, como a Antárctica e algumas ilhas desabitadas.)

Para quem já não se recorda de como isto funciona, estamos a falar de uma app onde temos que comprar os mapas dos países ou regiões pretendidas. Um conceito que poderá parecer estanho nesta altura em que a utilização de apps como o Google Maps, Apple Maps, Waze, e outros, nos dá acesso a tudo isso de forma gratuita - sendo que no caso do Google Maps até é possível descarregar também áreas do mapa para navegação offline.

Ainda assim, a não ser em casos bem específicos, como o de utilizadores que necessitem de navegar por diversos países sem preocupações de utilização de dados em roaming; ou onde a cobertura de dados seja fraca ou inexistente; penso que se ficará melhor servido direccionando o custo destas apps pagas para o pagamento de uma mensalidade com acesso a dados mobile. Não só temos acesso aos mapas mais recentes gratuitamente, como podemos usufruir de coisas como informação de trânsito em tempo real, etc.





4 comentários:

  1. Já há muito tempo que o Sygic é grátis, apenas as funções Premium (como navegação curva-a-curva, radares, HUD,etc) é que são pagas. Os mapas e POI são grátis actualizados frequentemente. Pena que a navegação tem vindo a piorar e há muitos errosna App (uso A Android). Preferia há 4 anos atrás...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os mapas são pagos também, mas a licença é vitalícia, ou seja, só se pagam uma vez e serão sempre atualizados de graça para sempre.

      Eliminar
  2. Comparar as soluções grátis com o Sygic é para quem não faz milhares de quilómetros por mês. A cartografia da TeleAtlas têm um preço e as instruções são de melhor qualidade. Depois o sucesso é o preço mais reduzido que têm face a outras soluções, que por 15€ fiquei com updates ilimitados para a Europa e por 5€ tenho radares e trânsito por 1 ano, sabendo aproveitar as promoções.

    Gosto também nos mapas da Here (Navteq) mas há zonas de Portugal que estão bem atrás da TeleAtlas.

    ResponderEliminar
  3. A sygic como app é fantástica, a melhor que há, a calcular rotas que é o principal objetivo é um desastre.

    ResponderEliminar