2016/04/22

Android N já terá suporte para 3D Touch?


Já se sabia que era uma questão de tempo até que a Google decidisse trazer o 3D Touch até ao Android. Pelo que foi possível observar da Developer Preview 2 do Android N, estão dados os primeiros passos para que os OEM apostem nesta tecnologia.

No ano passado na IFA, vimos a Huawei apresentar uma versão do Mate S com esta tecnologia. Mais recentemente, a mesma Huawei apresentou os P9 e P9 Plus, este últimotambém com suporte para a tecnologia 3D Touch, capaz de registar a força com que se carrega no touchscreen. Capacidades que não passam de "curiosidades" se não tiverem suporte global a nível do sistema, tendo sido algo que o próprio CEO do Consumer BG da Huawei, Yu Chengdong (Richard Yu) referiu na apresentação do Mate S: a tecnologia estava disponível, agora haveria que tirar partido da mesma.

Esta situação é em tudo idêntica à que se passa com com sensor de impressão digital. A Huawei disponibiliza um sensor de última geração, com uma sensibilidade de topo, mas só com o Android M é que esses sensores puderem ser aproveitados de forma global a nível do sistema, evitando que os developers tenham que desenvolver soluções específicas para cada marca ou modelo.

No caso do 3D Touch isso deverá acontecer com o próximo Android N.


O responsável pelo Nova Launcher já meteu mãos à obra (algo que já lhe é habitual...) e o resultado é o que se pode observar no vídeo acima apresentado.

É de crer que até ao lançamento do novo Android N e a chegada de novos equipamentos com suporte para estas tecnologias, mais novidades venham a ser anunciadas neste campo. O melhor de tudo é ser a Google a centralizar este desenvolvimento, o que irá permitir que todas as marcas o possam utilizar.


Por: Luis Costa

2 comentários:

  1. Estava a pensar como se podia tirar partido desta tecnologia sem hardware dedicado e lembrei-me que podiam usar os sensores de movimento para detectar um dedo a dar uma pancada mais violenta no ecrã para fazer o mesmo efeito ou não seria viável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há umas apps de música que fazem isso para simular a "pressão"... mas não é a mesma coisa. :)

      Eliminar