2016/04/14

Android N preview 2 chega com Vulkan e launcher shortcuts


A Google já disponibilizou uma nova versão do Android N, ainda em fase de testes e destinada aos developers, mas que traz algumas coisas novas interessantes.

O Android N developer preview chegou cheio de novidades - como o tempo reduzido na instalação de apps - e disponível para todos os que o queiram experimentar (não só para developers), e agora que estamos a cerca de um mês do Google I/O chega-nos uma nova versão preview que inclui inúmeras correcções, e também algumas coisas que começam a mostrar que esta versão se vai aproximando da sua versão final para o público.

Neste Android N developer preview 2, para além da correcção de bugs como o que impedia a ligação a uma rede WiFi escondida, chega-nos o Vulkan, que é uma API para gráficos 3D que permite desempenho muito superior ao OpenGL tradicional, e suporte para mais emoji (incluindo os que são racialmente diversificados, permitindo escolhe o tom de pele dos bonecos.)


Mas a novidade que poderá ser mais interessante são os "Launcher shortcuts". Ou seja, as apps podem agora definir até cinco atalhos dinâmicos para funções da própria app, que depois podem ser acedidos directamente pelo utilizador fazendo um gesto sobre o icon da app. Como exemplo, podemos ter coisas como dar início à navegação para casa/trabalho com um gesto sobre a app de navegação; ou ter uma app de mensagens que nos deixe enviar automaticamente uma resposta pré-programada para a última pessoa que nos escreveu; ou lançar a app da câmara logo em modo de gravação de vídeo; etc. etc.

No fundo, acaba por ser algo que depois se adequará perfeitamente para ser implementado via toque sensível à pressão, ao estilo do que a Apple fez no iOS com o 3D Touch, onde um toque com mais força fará surgir estes atalhos, sem necessidade de o fazer via gestos (embora, talvez se venha a revelar que fazê-lo usando gestos se torna mais prático.)

Vamos esperar pelas primeiras apps que implementem esta funcionalidade, e logo veremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)