2016/04/08

Android Studio 2.0 chega com mais velocidade que nunca


Criar apps para Android está a ficar mais fácil que nunca, e com o novo Android Studio 2.0 isso passa a ser também mais rápido.

O processo de desenvolvimento de apps é, muitas vezes, um processo interactivo onde se continuamente se fazem ajustes e se espreitam os resultados; e por isso mesmo é essencial que todo o processo de compilação e execução da app seja o mais rápido e eficiente possível. Não será preciso ser programador para imaginar o que seria se, de cada vez que querem testar uma alteração, tivessem que esperar vários minutos... e no entanto, muitas vezes é isso que acontece, em maior ou menor grau. Mas não com o novo Android Studio 2.0.

Esta nova versão vem recheada de novidades, e muitas delas são centradas na velocidade. Com o Instant Run, executar uma app modificada passa a ser feito de forma praticamente imediata; e o novo emulador de Android é agora 3x mais rápido que anteriormente. O efeito prático é que se torna mais rápido desenvolver uma app usando o emulador do que um dispositivo físico.

Outra novidade é o Cloud Test Lab, que depois de uma app estar aparentemente terminada, poderá testar a app num conjunto diversificado de dispositivos, para garantir que corre em todos eles sem incidentes de maior. E para aqueles que estão a trabalhar em apps com gráficos 3D, há um novo GPU debugger que ajudará a maximizar a eficiência do rendering.


Bem a propósito, não se esqueçam que esta semana estamos a oferecer um livro que fala precisamente sobre a criação de apps usando o Android Studio.

2 comentários: