2016/04/18

Google cria beacons seguros para uso privado


Os beacons bluetooth estão, aos poucos, a espalhar-se pelo mundo e criando uma camada de maior proximidade entre o mundo digital e o real. Agora, a Google aposta também na sua utilização para fins mais privados.

Com os beacons bluetooth podemos detectar a proximidade a locais (por exemplo, diferentes áreas dentro de uma loja, ou divisões de uma casa) ou produtos (malas, bicicletas, automóveis). Em muitos casos isso pode ser feito de forma acessível publicamente... mas noutros poderá desejar-se que isso seja feito de modo privado, apenas para um grupo de pessoas ou dispositivos. E foi precisamente isso que a Google adicionou agora à sua plataforma Eddystone.



É um novo modo que vem dar resposta a algumas preocupações. Por exemplo, uma pessoa que coloque um beacon na sua mochila (para garantir que não se esquece dela em nenhum lado - com o seu smartphone a dar o alerta sempre que se afastar demasiado dela) poderá ficar reticente quanto a ter um autêntico "farol" que está a sinalizar continuamente por onde anda. Uma loja que tenha um receptor poderia guardar um registo de todas as vezes que passa à sua porta, para não falar de outras entidades ou até simples "curiosos".

Com este novo modo privado, os beacons passam a ter um modo com identificadores "efémeros" que não permitem a sua identificação a não ser por um conjunto autorizado de dispositivos. Sabendo-se as técnicas criativas que por vezes são usadas para ultrapassar tais protecções, o sistema pode mudar ciclicamente de chave em períodos de tempo programáveis (mesmo de segundo a segundo) para evitar o spoofing com a gravação das suas emissões, e até chega ao ponto de encriptar a própria informação sobre o nível da bateria, de modo a evitar que se pudesse tentar associar a sua identificação a esse nível.

Melhorias que poderão fomentar a utilização de beacons em situações onde, até ao momento, estes aspectos seriam críticos.

1 comentário:

  1. Parece interessante, em especial se o problema da segurança/ privacidade tiver sido correctamente solucionado... parece ter muitas aplicações úteis.

    ResponderEliminar