2016/04/21

Huawei responde às acusações de que câmara do P9 não teve ajuda da Leica

O Huawei P9 é um smartphone com câmaras que a marca fez questão de referir - e exibir - que foram concebidas em parceria com a Leica, mas há acusações de que a Leica pouco ou nada contribuiu, a não ser na cedência do seu nome.

A acusação surgiu num site chinês, que põe em causa a tal cooperação entre Huawei e Leica, referindo que nem a Huawei faz câmaras, nem a Leica produz lentes para smartphones, contrapondo que a câmara dupla que o P9 utiliza é um módulo criado pela Sunny Optical (o maior fornecedor de módulos de câmaras para smartphones no mundo).


Ficou assim posta em causa a extensão da tal "parceria" com a Leica - chegando ao ponto de se dizer se a tal cooperação não se terá resumido a um licenciamento do nome, para usar o nome da Leica exibido no P9.

Acusações que não parecem impedir as boas prestações do módulo duplo (onde temos um sensor monocromático capaz de captar maior detalhe e luminosidade, em combinação com outro a cores... para captar as cores) e que já deram origem a uma resposta oficial da Huawei, que reforça aquilo que tinha sido dito antes: de que existiu colaboração significativa entre a Huawei e Leica em questões como o design óptico, o processamento da imagem, a construção mecânica do módulo, e até o interface apresentado ao utilizador - e que o resultado está ao nível do que se poderia esperar de um produto com o nome Leica.

“The P9 and P9 Plus were co-engineered between Huawei and Leica. This is the first collaboration between the two companies following a long-term partnership that was announced in February. From the very beginning, Leica has been deeply involved in the development of these devices. There has been significant technological collaboration between Huawei and Leica around many aspects of the camera, including optical design, imaging quality, image data processing, optimization, and the mechanical construction of the camera module to the graphic user interface. The devices meet Leica’s highest imaging quality standards.”

Em breve teremos oportunidade de fazer uns testes com a câmara do P9, e ver se será capaz de superar a câmara do Galaxy S7, que de momento se tornou na referência a abater.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)