2016/04/16

MovieSwap queria emprestar DVDs na cloud - mas falhou


Nas eternas guerras dos direitos de autor, não há como evitar pensar em formas de subverter o sistema, e era precisamente isso que o MovieSwap pretendia fazer, levando o conceito de emprestar um DVD entre amigos, para a cloud.

Perante os DRMs e as restrições cada vez mais apertadas sobre os conteúdos digitais, o MovieSwap era um projecto que pretendia devolver a liberdade de emprestar filmes entre amigos. A ideia era comprar milhares e milhares de DVDs para criar uma gigantesca biblioteca de filmes partilhados entre os "associados", que depois seriam disponibilizados para visualização na internet.

Seria um sistema que geraria bastante polémica certamente, e cujos contornos legais seriam postos em causa; mas que estava a conseguir uma adesão bastante interessante. O valor de 35 mil euros pretendidos pela sua campanha do Kickstarter foi rapidamente superado, situando-se já nos 87 mil euros. Só que, inesperadamente, o projecto foi cancelado.

A explicação dada é que o projecto só seria viável com a ajuda de alguns investidores externos, que se tinham comprometido a apoiar o projecto, mas só se o mesmo conseguisse atrair 10 mil pessoas interessadas. Ora, a campanha do Kickstarter ia apenas em cerca de 4800 apoiantes, inviabilizando essa componente, e levando ao cancelamento do projecto.


Na prática este projecto não era assim tão inovador... já em 2010 tínhamos cá em Portugal a Cooperativa do Vídeo, que consistia precisamente no mesmo conceito, mas que neste momento aparenta estar fora de serviço (temporariamente... mas sem dar informação sobre os "porquês" nem quando prevê retomar a actividade.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)