2016/04/04

Opera pede à Apple que levante restrições dos browsers no iOS


O recente bug no iOS 9.3 que fazia crashar as apps quando se clicava em qualquer link veio relembrar as restrições que a Apple impõe sobre o que se pode fazer na sua plataforma; e a Opera não perdeu a oportunidade para apelar à Apple que reconsidere esta posição e permita a chegada de browsers verdadeiramente alternativos no iOS.

O bug dos links, causado pelo Safari, foi recentemente corrigido com o lançamento do iOS 9.3.1 (é o problema de ter as apps integradas no sistema, impossibilitando a sua actualização de forma independente quando acontecem destes problemas) mas mostrou um dos problemas das regras demasiado restritivas da Apple.

Embora o bug tenha sido no Safari, o problema foi sentido em todas as apps que disponibilizassem links, multiplicando em muito o incómodo sentido pelos utilizadores. E isso leva-nos à grande questão, que muitos utilizadores poderão nem se aperceber: no iOS, todo e qualquer browser ou webview tem obrigatoriamente que usar o WebKit integrado no iOS:
2.17 Apps that browse the web must use the iOS WebKit framework and WebKit Javascript

O que isto quer dizer é que, embora os utilizadores possam preferir dar uso ao Chrome, ou Opera, ou Firefox (em iOS), na verdade continuam a usar browsers equivalentes ao Safari - e nada podem fazer quanto a isso, a não ser que a Apple mude aquela regra.

Se tal acontecesse, situações como a do bug dos links poderiam continuar a encravar centenas de apps mas, caso desejassem, os utilizadores poderiam recorrer a outro browser que fosse verdadeiramente independente do sistema e continuar a aceder à internet sem problemas. Vamos ver se este pedido da Opera provoca alguma mudança de política na Apple (mas... não contaria com isso.)


5 comentários:

  1. A malta passa a vida a criticar as decisões da apple no que toca ao ecossistema fechado mas talvez a fluidez (tão apreciada) do iOS advenha dessas mesmas decisões/restrições.Reparem quando abriram o 3 party keyboards os bugs e a barracada que foi (ainda hoje não sei se funcionam bem em termos de fluidez) Escrevo isto sendo um utilizador de Android a tempo inteiro e de iOS em part-time.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estão melhores com o 9.3, é o que o pessoal conta...

      Eliminar
  2. Pelos vistos essas mesmas decisões/restrições deram tambem "barracada". A questão aqui não é a fluidez nem as "barracadas" mas sim a ilusão que a apple cria com estas decisões que até faz paracer que tens poder de escolha no browser quando na realidade não é bem assim. Todas as empresas teem os seus senãos mas a apple parece querer bater records. Mais não digo senão ainda aparecem os fanboys.

    ResponderEliminar
  3. Ridículo a Opera pedir isso, porque eles usam o Blink, que por sua vez é baseado em WebKit...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Focaste-te na parte menos essencial da questão. Não é a questão de ser o WebKit que importa, é a questão de poderem usar o WebKit que a Apple disponibiliza no iOS.

      Eliminar