2016/04/19

Podcast chegam ao Google Play Music mas ainda há muito por fazer


Tal como tinha prometido, a Google adiciona finalmente o suporte para podcasts no Google Play Music. Infelizmente, é um caso em que o tempo que demorou não valeu a espera...

A chegada dos podcasts ao Google Play Music será sem dúvida um passo no bom sentido, mas deixa muito por desejar. A começar pelo facto de, mais uma vez, este ser um serviço que fica apenas disponível nos EUA e Canadá, com a promessa de "no futuro" ser disponibilizado em mais países (mas sem referirem uma data).

Mas, não que se fique a perder muito. A Google parece ter investido mais no aspecto de criar playlists dinâmicas de podcasts, em função "dos interesses, actividades e sentimentos" de cada utilizador; e ao mesmo tempo esquecido-se de todas as funcionalidades básicas que qualquer ouvinte de podcasts considerará essenciais.

Por exemplo, eliminar os episódios já ouvidos (ou pelo menos indicá-los como já ouvidos), e selecção automática dos podcasts não ouvidos para que se possam ouvir os novos podcasts subscritos, são coisas que ainda não existem aqui. Pelo que... parece-me que os fãs de podcasts não terão (por agora) muito a ganhar em abandonarem a app de podcasts que utilizarem actualmente. Para além de que, se estiverem cá em Portugal e não tiverem vontade de andar com "batotas" para contornar as restrições geográficas, terão que o fazer obrigatoriamente.

3 comentários:

  1. Usei o PodcastAddict durante uns tempos mas depois como saiu o Player.FM com o material design, fui experimentei e já não mudei mais, até porque pode-se ter um profile que vai buscar as configurações quando se instala num novo aparelho, e tb se pode gerir e ouvir via web ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, uso á anos a a podcastAddicts versao paga, mas estou receptivo a experimentar outra. Esse Player.FM nao encontro na playstore. Qual é mesmo o nome?

      Eliminar
  2. Eu uso o pocketcasts, versão web e versão android.
    Totally worth it

    ResponderEliminar