2016/04/27

Radon deixa transferir links entre Androids usando ultra-sons


Vivemos num mundo cheio de tecnologia, mas por vezes ficamos perdidos para fazer as coisas mais simples, como enviar um simples link para uma página, vídeo ou app, para um smartphone que temos ali ao lado. Algo que o Radon tenta resolver da forma mais simples possível... usando ultra-sons.

Quem já tiver utilizado um Chromecast terá provavelmente ficado surpreendido pelo processo de detecção por ultra-sons que funciona quase por "magia". Claro que na verdade não há magia envolvida, mas sim a API Nearby da Google, que recorre a diversas técnicas, incluindo os ultra-sons (e também o WiFi e Bluetooth), para detectar que dispositivos estão nas proximidades.

E é precisamente isso que a app Radon utiliza, para simplificar o processo de transferências entre diferentes dispositivos, sem que tenham que ter NFC, nem obrigar a criar redes WiFi directas, ou exigir logins e registos.

Depois de instalado, poderão usar o menu de partilha do sistema para enviar qualquer link que desejem para o Radon, que poderá ser recebido por qualquer smartphone que esteja por perto a correr Radon. Uma funcionalidade tão prática e útil que nos faz pensar porque motivo o próprio Android não tem algo idêntico integrado de origem no sistema. Talvez a Google ainda nos surpreenda com algo assim no próximo Android N.

3 comentários:

  1. Esqueceste-te do link:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nam.radon.app

    ResponderEliminar
  2. Fantástico. Menos de 2MB por uma ideia tão boa.

    ResponderEliminar