2016/05/27

As 9 melhores novidades do Android N


Com o Android N a aproximar-se cada vez mais do público - agora já disponível em versão beta para todos os que o quiserem experimentar - está na hora de espreitarmos algumas das suas melhores novidades.


1. Modo Multi-window




Depois de inúmeras implementações feitas por diversos fabricantes, o Android prepara-se finalmente para suportar a apresentação de múltiplas apps lado a lado (nos tablets poderemos até ter janelas redimensionáveis, como nos sistemas operativos tradicionais).

Basta pressionar continuamente no botão Overview (o símbolo quadrado) para que a app actual passe a ocupar metade do ecrã, deixando-nos escolher qual das outras apps recentes queremos abrir ao seu lado. É possível ajustar o espaço disponível entre uma e outra app; e também possível activar este modo pressionando continuamente numa das apps recentes e arrastando-a para o topo do ecrã.


2. Alternar entre a app actual e a mais recente


A utilização mais frequente para saltitar entre apps é para mudarmos entre a que se está a usar no momento e a que se estava a usar anteriormente, e no Android N isso passa a ser mais prático que nunca. Basta dar um duplo toque na tecla Overview (símbolo quadrado) para imediatamente saltarmos para a app mais recente. A par do modo multi-window, esta função torna muito mais prático aceder a informação de uma app para a introduzir noutra app, etc.


3. Lista de apps recentes melhorada



Ainda a respeito da tecla Overview, o Android N passa finalmente a ter uma opção que permite limpar todas as apps recentes. Algo que no entanto deixará de ser necessário uma vez que o sistema passa apenas a manter as últimas 7 apps recentes, em vez de manter uma lista interminável que ia crescendo até ao "infinito".

A Google chegou à conclusão que a maioria das pessoas só está interessada em aceder às apps que usou recentemente, e não tem interesse em fazer scroll por dezenas e dezenas de apps, numa lista interminável onde deixa de ser possível encontrar o que se quer.


4. Notificações melhoradas



As notificações tiverem atenção especial no Android N. Para além das notificações serem agrupadas e poderem ser expandidas, temos também a possibilidade de ter acções imediatas associadas a cada notificação, que podem ser coisas como responder a uma mensagem directamente da área de notificações sem ter que sair da app em que se está actualmente. (Sim, o iOS já faz isto, mas ainda bem que também chega ao Android.)


5. Quick Settings



Os Quick Settings na área de notificações pouco tinha de acesso rápido, uma vez que se tinha que fazer um deslizar para baixo para aceder às notificações, e depois novo deslizar para ter acesso a estes atalhos rápidos. No Android N temos acesso imediato aos settings mais utilizados logo na área das notificações, poupando um gesto de deslizar para as coisas mais comuns.

Na área expandida, estes settings (que podem ser reordenados, com os 5 primeiros a serem utilizados na área de acesso imediato) passam a ter funcionalidade acrescida (por exemplo, deixando ligar directamente a uma rede WiFi específica) evitando a necessidade de se dar um salto aos settings para depois regressar.


6. Modo VR "Daydream"



A Google acredita que o VR vai ser importante no futuro, e depois de nos ter trazido o cardboard para experiências VR de baixo custo, avança com uma aposta mais séria. O Android N terá um modo VR, pensado de raiz para resolver todas as questões específicas deste formato (como prioridade aos tempos de reacção, leitura de sensores, refresh rate do ecrã, etc.)

Melhorias que serão importantes para o VR, mas que também esperamos que venham a melhorar o desempenho mesmo nos modos "não-VR".


7. Settings mais inteligentes



Os settings estão (finalmente) mais informativos, com a maioria das secções a apresentar informação directamente no botão de acesso, evitando a ridícula situação de se ter que entrar numa secção só para ver um número e recuar. Por exemplo, podemos ver logo o espaço que temos livre na linha dedicada ao Storage, a memória livre, nível do volume, ou o nível de bateria e estimativa de autonomia, sem termos que entrar nas respectivas secções.

Também temos direito a uma secção com sugestões no topo, das coisas que o sistema acha ser mais prováveis para o que queremos fazer.


8. Personalização do menu de partilha do sistema



Se desesperavam por nunca encontrar a app que queriam quando faziam partilha de algo, no Android N acabam-se os problemas. Em vez de usar a organização por ordem alfabética ou apps mais utilizadas, agora temos a possibilidade de fixar as apps que nos interessam ao topo da lista das partilhas mediante um long press na app em questão na lista de partilhas.


9. Modo de poupança de dados


O Android N vai finalmente ser mais amigo de todos os que têm que controlar cuidadosamente os dados que gastam. Com o modo Data Saver, o sistema evitará o consumo de coisas supérfluas em background, e também indica às apps activas que devem usar os dados com moderação, apenas para coisas essenciais (é possível definir excepções para apps que deverão continuar a ter acesso despreocupado aos dados.)


Agora só temos que esperar que chegue a versão final, e que este Android N chegue ao maior número de dispositivos possíveis. (Seria bom ver a Google a fazê-lo chegar ao Nexus 5, mas infelizmente não é provável que o faça.)


[via CW]

9 comentários:

  1. Acrescentaria ainda melhorada gestão de bateria. Ainda ontem, sem grande utilização é certo, mas 2 ou 3 chamadas, uso normal da net, mas sempre com wifi ligado, cheguei ao final do dia com 90%.
    Na versão do Android M chegaria com uns 60% de bateria.
    Parece-me que vai ser outra grande novidade.

    ResponderEliminar
  2. A versão stock Android marshmallow (e a do moto X) já permite escolher a rede WiFi ou bluetooth sem sair das notificações. Muito jeito me twm dado, aliás!

    ResponderEliminar
  3. quando saiu o android N?
    ha alguma lista de dispositivos que vao receber?

    ResponderEliminar
  4. Já tenho a grande maioria destas novidades há uns bons tempos. É por isso que já não vivo sem CyanogenMod nos meus Android eheh

    ResponderEliminar
  5. Em relaçao ao ponto 5, no lolipop, se puxares com os dois dedos ao.mesmo tempo, abre diretamente os atalhos em vez das notificaçoes...

    ResponderEliminar
  6. eheheheh Carlos, agora saltamos do 5 para o 7?? Assim até podemos fazer uma lista das 3000 melhorias! :) Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Culpa as madrugadas... é pior que o triângulo das bermudas. :)
      Já adicionei o "numero" em falta. :)

      Eliminar