2016/05/03

BMW estreia sistema de chamadas de emergência nos motociclos


Nos automóveis já começa a ser comum a presença de sistemas que fazem fazem uma chamada de emergência em caso de acidente. Agora a BMW aplica o mesmo conceito aos motociclos, onde tal sistema poderá ser ainda mais útil devido aos riscos acrescidos para o condutor.

O Intelligent Emergency Call da BMW recorre a um conjunto de sensores que determinam a ocorrência de um acidente e a sua gravidade, podendo efectuar uma chamada de telefónica para os serviços de emergência e indicar automaticamente a localização do acidente. A detecção da gravidade do acidente é importante para distinguir entre alguém que, por exemplo, deixe cair a mota (ou uma queda a baixa velocidade) e um acidente mais grave - pois se no segundo caso se justifica uma chamada imediata para pedir ajuda, no primeiro caso a chamada é precedida de uma contagem decrescente, permitindo ao condutor cancelar a mesma no caso de não se justificar o pedido de auxílio.


O condutor pode também fazer o pedido de emergência manualmente a qualquer momento, sempre que as circunstâncias o exigirem como, por exemplo, no caso de um acidente de terceiros.

É sempre de louvar todos os sistemas que possam contribuir para aumentar a segurança na via pública e potencialmente salvar vidas; mas é pena que por agora este sistema seja "opcional" e não algo que faça parte do equipamento de fábrica. Por outro lado, tudo isto são coisas que actualmente bem podiam ser feitas por qualquer vulgar smartphone, que já tem os sensores necessários, a capacidade de localização, e a capacidade de transmitir esses dados para onde fosse preciso.

(Provavelmente, até já existem apps para isto. ;)

2 comentários:

  1. Esta app aparente fazer isso mesmo... por £5
    http://www.independent.co.uk/life-style/motoring/features/realrider-app-when-all-else-fails-for-motorcyclists-this-smartphone-app-could-be-your-last-hope-8530639.html

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar