2016/05/27

Firefox ultrapassa Internet Explorer e Edge


Se fossem necessárias mais provas de quanto as coisas mudaram nas últimas décadas, eis que agora é a vez do Firefox ultrapassar o Internet Explorer e Edge na tabela dos browsers mais utilizados.

Embora o Chrome continue a ser o campeão indisputado dos browsers, e num patamar que por agora parece impossível de atingir, é a vez do Firefox ascender à segunda posição, relegando o Internet Explorer e Edge para o terceiro lugar.


Segundo os dados da StatCounter, em Abril o Firefox foi utilizado por 15.6% dos internautas, superando os 15.5% que usam o IE e Edge da Microsoft. Já o Chrome, continua a crescer, atingindo os 60.5%.


Também curioso é a forma como esta ultrapassagem foi feita. É que ao contrário do Chrome, que tem estado em crescimento, o Internet Explorer e Edge têm estado em queda, a um ritmo superior ao do Firefox, que também tem caído, mas de forma muito mais subtil.


O marco é digno de registo por si só, mas torna-se ainda mais significativo para todos os que conviveram com a velha batalha entre Firefox e Internet Explorer, nos tempos em que o Chrome ainda não existia, e em que muitos sites exibiam orgulhosamente etiquetas a referir "made for IE" - quase sempre, sites que ao tentarem ser vistos noutros browsers resultavam num autêntico desastre, em jeito de antevisão apocalíptica de uma web onde os "standards" eram tudo menos standards.

3 comentários:

  1. Ainda prefiro o firefox ao crome não sei como este tem tanta gente que o usa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo...mas o marketing da google sempre foi feroz, ajuda muito.
      Mas é bom ver o Firefox de boa saúde, desde o início que o projecto é muito sólido. Quanto a personalização, não encontrei ainda melhor...

      Eliminar