2016/05/04

Google activa HTTPS para todos os blogs no Blogger


A plataforma Blogger por vezes parece ficar abandonada, mas de tempos a tempos a Google lá nos relembra que ainda está atenta e apresenta algumas novidades. A mais recente faz com que todos os blogs alojados no Blogger tenham automaticamente uma versão HTTPS.

Há alguns meses o Blogger passou a disponibilizar uma opção que permitia aos utilizadores activarem o HTTPS para os seus blogs, mas agora a Google dá o passo seguinte e fá-lo de forma automática e implícita para todos.

Quer isto dizer que qualquer blog alojado no "blogspot" poderá ser acedido tanto via HTTP (como acontecia até ao momento) como via HTTPS, sem que os utilizadores tenham que se preocupar com nada.


A opção que anteriormente permitia activar o HTTPS deixa por isso de fazer sentido (passa a estar sempre activa), sendo substituída por uma opção que permite fazer o redirecionamento para a versão HTTPS. Se activarem esta opção, quem tentar visitar o site via HTTP será redireccionado automaticamente para uma ligação segura; se deixarem desactivada, os visitantes poderão continuar a usar a versão sem ligação segura (será útil para os casos de templates que não lidem bem com conteúdo misturado de fontes não seguras e seguras.)

É mais um pequeno passo que poderá permitir que, eventualmente, o Aberto até de Madrugada e restantes blogs da família (que usam o Blogger) possa ficar acessíveis via HTTPS - mas infelizmente, por agora, esta funcionalidade ainda não está disponível para os blogs com domínios personalizados.


Actualização (02/2018): Finalmente, também já é possível usar HTTPS com domínios personalizados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)