2016/05/12

Google Translate para Android acessível em qualquer app

Se recorrem frequentemente à app do Google Translate saberão que nem sempre é muito prático andar a saltar entre diferentes apps a fazer copy-paste para traduzir algo. Felizmente, a par de outras novidades, esse é um problema que acaba de ser resolvido com o Tap to Translate.


O Google Translate é utilizado por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 9 em cada 10 vivem fora dos EUA (esta devia ser razão suficiente para a Google olhar para o resto do mundo com outros olhos...) A mais recente versão do tradutor da Google para Android tem uma novidade muito interessante, o Tap to Translate,  que permite fazer traduções mesmo quando se está dentro de outras apps.

Por certo que muitas vezes já tiveram que recorrer ao copiar/colar para conseguir traduzir um excerto de texto no Google Translate.



Com esta nova funcionalidade, têm apenas que seleccionar o texto de uma conversa, comentário, ou letra de música, por exemplo, na aplicação que estiverem a utilizar no momento e a tradução vai aparecer automaticamente, sem necessidade de mudarem de app. O Tap to Translate funciona para todas as 103 línguas suportadas pela aplicação e corre no Android Jellybean (4.2) ou superior.




Mas há ainda outras novidades. O modo offline está presente para aqueles momentos em que não tem dados ou wifi disponíveis. São ficheiros com cerca de 25MB cada, suficiente para permitir traduzir a maioria dos textos com elevada eficiência sem necessitar de aceder à internet (neste momento já estão disponíveis 52 línguas).


E outra das novidades é o Word Lens em Chinês. É a 29ª língua a estar disponível para visualização instantânea e está disponível de e para inglês. Podem utilizar esta funcionalidade em menus, sinais, embalagens e outro tipo de texto impresso, em modo offline. Como é habitual, a distribuição desta actualização irá decorrer de forma faseada.

Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)