2016/05/03

LG cria sensor de impressões digitais que fica atrás do vidro do ecrã


Os sensores de impressões digitais têm obrigado a que os smartphones tenham cortes e buracos para os aplicar, mas a LG criou um novo sensor que ficará invisível, atrás do vidro do ecrã.

Há várias empresas que têm tentado implementar sensores de impressões digitais que possam ficar escondidos atrás do vidro (ou do próprio metal) para dar maior liberdade criativa aos fabricantes, e agora a LG Innotek disponibiliza um que ficará integrado no próprio vidro do smartphone.

O resultado prático mais imediato será a possibilidade dos fabricantes criarem smartphones com a parte frontal feita numa peça única em vidro, mas sem que isso signifique perder a capacidade de ler uma impressão digital. É algo que actualmente obrigaria a posicionar o sensor na parte traseira (ou lateral), ou a usar um "corte" na parte frontal onde seria aplicado o botão ou sensor.

Infelizmente, nesta fase parece que o sensor não é transparente, pelo que o mesmo terá que ficar posicionado na parte "fora do ecrã". Mas, é de prever que no futuro isto possa evoluir para sensores que possam ficar posicionados mesmo sobre a área do ecrã, e assim possibilitar a criação de um smartphone com ecrã a ocupar 100% da área frontal e que também inclua sensor de impressões digitais.

Falta agora saber quais os fabricantes que irão recorrer a este novo sensor da LG, e quanto tempo demorará até que o primeiro modelo chegue ao mercado (seria simpático que isso acontecesse com um modelo da própria LG.)

3 comentários:

  1. "feita numa pela única em vidro" substituir/corrigir (pela) por peça ;)

    ResponderEliminar
  2. Hum... falta detalhes sobre a área do sensor. Será qualquer zona ou estará limitado ao tamanho dos botões de "home" atuais?
    Se for a primeira, me gusta!
    Venha lá disso com os On Screen Nav Buttons e acabam-se os botões no android (ignorando o power e volume).

    ResponderEliminar