2016/05/22

Project Soli deixará controlar um smartwatch sem lhe tocar


Já lá vai um ano desde que a Google nos mostrou o Project Soli, e neste Google IO volta a falar das potencialidades deste tecnologia de radar que permitirá a detecção de gestos sem se tocar em nada.

Poderia parece que o Project Soli seria mais um dos projectos que cairia no esquecimento e nunca mais seria referido (ao estilo do Android@Home), mas a Google fez questão de nos relembrar o que esta tecnologia poderá fazer - mesmo sem qualquer data marcada para que venha a surgir no mercado.


Com o Soli é possível estender os interfaces e a interacção para lá dos dispositivos físicos, permitindo coisas como interagir com um smartwatch sem sequer lhe tocar (e implicitamente tapar o ecrã de dimensão reduzida); ou ainda interagir com um sistema num automóvel fazendo gestos naturais e sem a preocupação de olhar para um ecrã ou ter que tocar em áreas específicas do mesmo.

Parte da explicação porque o Soli não chegou ao mercado poderá ser atribuída ao facto que os sistemas de desenvolvimento tinham consumos exagerados e necessitavam de processamento bastante intensivos, coisa que ao longo deste ano a Google e parceiros conseguiram reduzir, passando de 1.2W para 0.054W, e agora podendo correr até em CPUs tão modestos como um Snapdragon 400

Vamos lá ver se não será preciso esperar mais um ano para ouvirmos falar mais uma vez das potencialidades do Soli... e se entretanto o mesmo começa a fazer-se notar em produtos que cheguem ao mercado.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)