2016/06/20

ADWLauncher está de regresso com a versão 2.0

O ADWLauncher é um dos mais icónicos launchers para Android, e que depois de meia década de desenvolvimento da sua versão 2.0 nos apresenta os resultados desse trabalho.


Hoje em dia já temos um leque muito variado de launchers, que permitem ao utilizador escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades, no entanto nem sempre foi assim. Quem acompanha o desenvolvimento da plataforma Android desde o inicio por certo se recorda das poucas funcionalidades que o launcher da Google apresentava. Além de poucas ou nenhumas opções de configuração, era lento e pesado, o que representava um problema para o hardware da época.

O Google Play (com outra designação naquela altura) era naturalmente uma fonte de alternativas e os developers souberam explorar este filão com distinção, lançando alternativas de elevada qualidade que ainda hoje têm uma respeitável dose de fãs, como por exemplo o Apex e Nova launcher, obrigatórios para quem gostar de personalizar o seu Android até ao mais ínfimo pormenor.

A Google soube reconhecer que a sua aplicação não estava à altura dos pergaminhos que o Android necessita de apresentar e meteu mãos à obra. O Google Now Launcher, em conjunto com o Google Now, é hoje em dia uma opção de grande qualidade, que por isso dispensa outras opções para a maioria dos utilizadores - na verdade, quem não necessite de efectuar configurações como efeitos de transições ou dimensão dos ícones, fica muito bem servido com o Google Now Launcher.

O ADW launcher foi um dos primeiros grandes launchers, podendo até ser considerado como o "pai" de todos eles. Numa altura em que faltavam opções, era rei e senhor, sendo a escolha de milhões de utilizadores. Pois bem, passados 5 anos sobre o início dos trabalhos de desenvolvimento da versão 2.0, eis que surge uma versão beta pronta a ser testada por todos os interessados. Para o fazerem, terão apenas que manifestar esta intenção através do link disponibilizado no site da aplicação.

Entre as novidades temos coisas como acesso mais fácil a opções de gestão dos ecrãs e wallpapers simplesmente pressionando uma parte vazia do ecrã; cores do interface com base no walpaper escolhido; efeitos para os icons e transições entre ecrãs; extensões que adicionam funcionalidades directamente no launcher (como o estado do tempo ou Gmail); e muito, muito mais.



Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)