2016/06/05

Como pedir a devolução do dinheiro de uma app no Google Play

Com a quantidade de apps disponíveis no Google Play, em que muitas delas se tentam fazer passar por outras mais populares, é possível que por vezes se compre uma app por engano. Felizmente é possível "devolver" a app e pedir o reembolso do dinheiro, desde que o façam num prazo de 2h após a compra.


Quando se faz uma compra no Google Play estamos implicitamente a aceitar as condições que a Google definiu para estas transacções. Estas condições têm sofrido alterações ao longo do tempo relativamente ao tempo disponível para se proceder à devolução de uma app - que já chegou a ser de apenas 15 minutos(!) - sendo que actualmente esse tempo é de 2 horas.

Se a app não for aquilo que estavam à espera ou se der o caso de, por algum motivo, nem sequer funcionar devidamente no vosso dispositivo, é possível fazer a devolução da app e pedir o reembolso do valor pago. No seu site de suporte, a Google actualizou esta informação s ficando agora claro como se processa a devolução de uma compra.

Na janela de tempo das duas horas, o utilizador tem apenas de efectuar o pedido através do Google Play:
  1. Abrir a aplicação para aceder à Google Play Store
  2. Clicar em Menu - Conta - Histórico de aquisições
  3. Procurar a aplicação que se pretende "devolver"
  4. Clicar em devolução

Este procedimento só está disponível para a primeira vez que compram a aplicação. Se voltarem a comprá-la já não podem solicitar a sua devolução (uma medida necessária para evitar abusos, mas que simultaneamente impede que alguém interessado numa app lhe possa dar o benefício da dúvida para a testar novamente após alguma grande actualização, por exemplo)

Para casos excepcionais a Google dá ainda a possibilidade de se solicitar uma devolução até 48h após a aquisição. Para isso devem efectuar o pedido através do formulário online. Por norma, a resposta será enviada num espaço de 15 minutos, mas pode haver casos em que leve até dois dias úteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)