2016/06/04

Facebook vai remover mensagens da web app para obrigar utilizadores a usarem app do Messenger


Desinstalar a app do Facebook e usar a versão web mobile é uma das melhores coisas que os utilizadores podem fazer, mas este Verão o Facebook vai fazer um golpe baixo: remover a capacidade de trocar mensagens nesta versão web, obrigando os utilizadores a usarem a app do Messenger.

A versão web mobile do Facebook permite fazer as coisas que a maioria dos utilizadores pode fazer na app nativa, e é uma excelente forma de evitar a instalação de uma app que exige todo o tipo de permissões e que está associada a uma redução significativa da autonomia. Uma dessas funcionalidades era a das mensagens, assim permitindo evitar a app do Messenger, mas infelizmente isso será removido este Verão.

Será assim obrigatório usar a app do Messenger se quiserem tocar mensagens no Facebook. Esta não será a primeira vez que um dos gigantes tecnológicos tenta forçar os utilizadores a seguirem em determinado caminho (temos como exemplos a imposição do Google+ pela Google, ou mais recentemente as formas abusivas que a Microsoft tem utilizado para tentar empurrar os utilizadores para o Windows 10), e será curioso ver se a reacção face a esta manobra do Facebook será idêntica...

Como já disse por diversas vezes, considero absurdo que actualmente se viva numa era onde as apps de mensagens se tornaram em "ilhas", onde é necessário estar a usar o mesmo serviço para se poder comunicar com os amigos - isto depois de no passado termos serviços de mensagens assentes em protocolos compatíveis, e que facilitavam que alguém a utilizar um serviço pudesse falar com amigos que usavam outros serviços.

... Com tanta variedade, nem me admiraria se se começasse a ver um aumento na utilização dos SMS... que ao menos não obriga o destinatário a ter qualquer app especial!

10 comentários:

  1. "exige todo o tipo de permissões" o meu motivo se não instalar nem a app do fb nem a do messenger. Mais depressa uso uma app alternativa com as mesmas permissoes do que me obrigarem a usar a app deles "só porque sim"

    ResponderEliminar
  2. Telegram, não digo mais nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm, companhia russa, protocolo se encriptacao desenvolvido na Rússia a partir de um standards antigo... Não sei, não.

      Eliminar
    2. Sim, porque ser russo é que é motivo de desconfiança. As companhias americanas são completamente fiáveis!

      Eliminar
  3. Nem com essas "obrigações" me vão fazer instalar essa aplicação...

    ResponderEliminar
  4. Solicitando a versão desktop do Facebook não dará para contornar essa "obrigação"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma app (Swipe for Facebook) que faz isto usando o "user agent" de computador.

      Eliminar
  5. Estão mesmo a pedir que deixe de usar :)
    A App Facebook já não instalo pelas permissões, nem instalo a app FB Messenger, e se em browser mobile começar a dar muito problema, deixo de usar de todo, e fica a situação resolvida ....

    PS: Dá para, no browser, forçar a versão mobile, mas depois vem com o lixo todo inerente a essa escolha ...

    ResponderEliminar
  6. Já me recusava a usar as mensagens do FB, esta medida não me chateia nadinha.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/6/16 14:49

    Meh. É de maneira que respondo ás mensagens do face por sms. Azar o deles toda a gente que me contacta no face é português.

    ResponderEliminar