2016/06/18

Firefox testa "containers" para permitir múltiplas identidades online no mesmo browser


Os browsers são uma ferramenta indispensável nos dias de hoje, mas depressa demonstram as suas limitações quando se deseja aceder ao mesmo serviço usando diferentes contas simultaneamente - coisa que o Firefox está a tentar resolver com um novo sistema de compartimentalização.

O problema pode passar despercebido à maioria das pessoas, mas acaba por também as afectar. Quantas vezes não têm que sair da vossa conta do Google, Twitter, Facebook, etc. para que um amigo possa aceder à sua conta no vosso computador? E o mesmo acontece quando se trata de uma só pessoa que queira aceder a múltiplas contas num mesmo serviço - coisa que normalmente é feita recorrendo ao modo incógnito/privado do browser (que permite aceder a outra conta em paralelo), ou usando outro browser, ou com técnicas mais complicadas.

O Firefox poderá em breve simplificar isto, com um sistema de "containers" que permitirá criar sessões compartimentalizadas que permitirão aceder ao mesmo serviço com múltiplas contas.


Com este sistema poderemos criar diferentes "containers" dedicados a diferentes perfis de utilização, por exemplo: para uso doméstico, profissional, para fazer compras, para aceder a serviços bancários, para aceder a sites em que não se tenha confiança, etc. E depois podemos abrir novas tabs do browser como pertencendo a cada um deles.

Como cada um destes containers é mantido de forma completamente isolada do lado da web, o resultado prático é que poderemos aceder a um serviço online com contas diferentes em cada um deles (por exemplo, num acedemos ao nosso gmail pessoal, na página ao lado temos o gmail com endereço de trabalho).

É um sistema que me parece muito bem conseguido, e que esperamos que venha a ser implementado nas versões públicas do Firefox e posteriormente que venha a ser copiado pelos restantes browsers.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)