2016/06/24

Flickrup usa um Raspberry Pi para enviar fotos automaticamente para o Flickr


Se ainda não se conformaram com a restrição de envio automático de fotos para o Flickr apenas para os utilizadores que pagam, hoje trago-vos uma solução que recorre a um Raspberry Pi para fazer esse envio automático de forma mais económica.

Pensar-se-ia que os serviços de alojamento de fotos facilitariam a vida a todos os que os desejassem utilizar, mas no caso do Flickr essa facilidade está agora restringida ao utilizadores que aceitarem pagar $5.99/mês. Felizmente, quando há uma necessidade surge invariavelmente uma solução, que neste caso é o Flickrup.

O Flickrup foi criado pelo meu amigo Eduardo Balsa, e basicamente consiste num pequeno script em Python concebido para ser utilizado num Raspberry Pi, e que automaticamente faz upload para o Flickr de todas as fotos que lhe ligarem numa pen ou disco USB.

Para evitar surpresas as fotos são enviadas com modo de visualização em privado, pelo que só vocês terão acesso às mesmas; e uma vez que se trata de uma tarefa que potencialmente poderá demorar algum tempo (se estiverem a fazer upload de alguns gigabytes de fotos, por exemplo), temos a funcionalidade simpática do script nos enviar um email a dizer quando já enviou tudo, com um registo de todas as fotos enviadas, e que é seguro remover o dispositivo USB.

Qualquer dúvida, é só apitarem... que o Balsa anda "por aí"! :)

4 comentários:

  1. Isto não se pode fazer numa simples aplicação num pc?

    ResponderEliminar
  2. Excelente projecto, quem quiser tirar o cartão da maquina e mandar de imediato par o flickr. É pena o flickr esteja pelas ruas da amargura :(

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão para o dono do projecto, já que o raspberry pi tem portas gpio. Era giro por leds a indicar os estados, Uploading, reading card, connection, etc..

    ResponderEliminar