2016/06/28

Google apresenta Project Bloks para programação física com blocos


A Google lança mais um projecto de incentivo à iniciação no mundo da programação, que neste Project Bloks se materializa em blocos físicos que tornarão o processo mais divertido para as crianças.

Se anteriormente a Google já promoveu projectos que tornavam a entrada no mundo da programação mais acessível usando programação visual com blocos, desta vez esses blocos saltam para o mundo físico, transformando-se num misto de programação e de encaixe de peças ao estilo LEGO.

O Project Bloks recorre a módulos que podem ser facilmente reconfigurados para diferentes funções, podendo ser usados como interruptores, controlo da direcção do fluxo do programa, etc. Assim, o processo de criação e execução de um programa deixa de ser algo que acontece no mundo digital no interior de um computador, para passar a ser algo palpável que se pode ver e tocar.

O projecto é interessante mas, tendo em conta o histórico da Google no campo dos projectos experimentais com hardware, resta saber se este projecto se irá concretizar ou se irá ser mais um dos projectos que "poderia ter sido mas não chegou a ser".


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)