2016/06/20

Inteligência Artificial converte retratos desenhados em fotos realistas

Há muito que temos programas de edição de imagem que facilmente convertem uma foto de um rosto num retrato desenhado mas agora, graças à inteligência artificial, começa a ser possível fazer o inverso: criar uma foto realista a partir de um retrato desenhado.

Alimentando um sistema de inteligência artificial com 200 mil fotos de rostos, que depois foram convertidos para retratos desenhados; o resultado foi uma ferramenta que agora é capaz de superar a maioria dos artistas humanos na execução do processo inverso. Transformar um desenho numa imagem fotorealista não é uma tarefa simples, mas com base na "experiência" acumulada com as centenas de milhares de fotos o resultado é surpreendente.

Para além da parte da curiosidade técnica, de ver até onde se podem levar os limites dos sistemas de inteligência artificial, há também o aspecto prático e útil de tal ferramenta. Com os "retratos-robot" a serem ainda uma das formas mais utilizadas para se tentarem identificar indivíduos com base em descrições, um sistema como este poderá com relativa facilidade converter um esboço rápido numa foto com aparência mais próxima do que se pretenderia na realidade.

... Claro que, da forma como as coisas andam, o passo seguinte seria pesquisar automaticamente pela foto nas redes sociais, identificando-se imediatamente a pessoa em questão. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)