2016/06/13

Investigadores da FEUP criam Audio GPS para localização em interiores


O GPS já se tornou num sistema de localização que todos têm à distância de um toque nos seus smartphones, mas continua a faltar um sistema idêntico que nos permita uma localização precisa no interior de edifícios. É aí que entra o Audio GPS, feito em Portugal.

Embora no exterior o GPS seja capaz de nos dar a nossa localização com uma precisão aceitável, assim que entramos num edifício as coisas mudam de figura... e de repente, coisas tão simples quanto dar com uma loja num centro comercial (ou simplesmente sabermos onde estamos) não são assim tão simples.

O Audio GPS foi criado por João Moutinho, Diamantino Freitas e Rui Araújo, da FEUP, e pretende resolver o problema da localização interior recorrendo ao som. A ideia é evitar a aquisição de novo equipamento (como os beacons bluetooth) e utilizar o equipamento já existente: neste caso as colunas que a maioria dos espaços comerciais já têm instaladas. O sistema funciona transmitindo sinais sonoros inaudíveis para os humanos, mas que poderão ser captados pelos microfones dos smartphones e que permitirão ao equipamento determinar a sua localização.

A ideia ganhou o primeiro prémio do iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da U. Porto - e não deixará de ser uma proposta a considerar, mesmo se potencialmente terá que enfrentar as inevitáveis questões de privacidade que circundarão qualquer app que pretenda estar continuamente com o microfone activo e que poderá apanhar conversas das pessoas (mesmo que nos garantam que o microfone só é usado para detectar os tais sinais inaudíveis, e de que não será feita nenhuma transmissão do que é escutado para a cloud.)

Esperemos que consigam convencer alguns espaços comerciais a aderirem a este sistema, e depois já o poderemos ver em funcionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)