2016/06/20

KiloCore é um CPU com 1000 cores


Caso haja uma corrida pelos CPUs multi-core, investigadores da UC Davis na Califórnia levam já um considerável avanço sobre todos os outros, ao criarem o KiloCore - um CPU com 1000 cores independentes.

Há muito que a evolução dos processadores nos começou a levar no caminho dos CPUs multi-core, que hoje em dia tornam perfeitamente comum encontrarem-se CPUs quad-core e octa-core, até nos dispositivos móveis. E quem junta 4 ou 8 núcleos de processamento num CPU também pensará em fazê-lo com muitos mais... mais concretamente 1000 cores no caso deste KiloCore.

Curiosamente, este chip tem 1000 processadores independentes a funcionarem a uma velocidade máxima de 1.78GHz mas ainda assim consegue ser altamente eficiente energeticamente. Para além de poder desligar os núcleos de processamento que não estiverem a ser usados, o mesmo pode estar a executar 115 mil milhões de instruções por segundo gastando apenas 0.7W (o que lhe permite funcionar sem ventoinha e... ser alimentado por uma única pilha AA).

A questão é sempre a mesma. Mesmo tendo 1000 núcleos de processamento, isso não significa que este chip seja 1000 vezes mais rápido que outros chips. Isto porque grande parte do processamento dos programas que usamos no dia a dia não é consegue tirar partido de tal quantidade de processadores paralelos. Podemos fazer a seguinte analogia: não é por terem 1000 micro-ondas em casa que conseguirão aquecer uma pizza mais rapidamente; mas... se por acaso tiverem que aquecer 1000 pizzas para 1000 pessoas, então aí já conseguirão tirar proveito disso.

... Mas é inevitável imaginarmos que algures no mundo, esteja uma equipa de marketing a tentar convencer um fabricante a criar um smartphone com um chip kilocore, nem que seja para poder dizer que tem um smartphone com 1000 cores, mesmo que 99.9% deles sejam desnecessários e estejam desligados 99.9% do tempo! :)

1 comentário:

  1. Para ser honesto mais parece ser uma gpu do que uma cpu em si especialmente tendo em conta que uma gpu tem um número bem superior de cores. Contudo não tenho qualquer conhecimento da matéria a não ser este artigo. Assim sendo apenas posso dizer que não se deve esperar muito disto.

    ResponderEliminar