2016/06/08

Motion Stills da Google transforma Live Photos em espectaculares GIFs animados estabilizados


As Live Photos do iOS são uma curiosidade a que raramente se dá uso, mas a Google lançou uma app que irá certamente contribuir para que sejam usadas mais frequentemente.

As Live Photos são fotografias animadas, que guardam alguns segundos de "vídeo" (a Apple insiste em que não são vídeo mas sim fotos). O problema é que essas mesmas fotos animadas sofrem do habitual problema que faz com que a maioria dos nossos vídeos nada tenha a ver com os vídeos gravados por profissionais, com as sequências a ficarem tremidas, etc. etc. Coisa que a Google vem resolver com a sua app Motion Stills para iOS, que lhes aplica complexos sistemas de estabilização de imagem e os transforma em GIFs animados (que assim podem ser partilhados facilmente com os amigos, independentemente da plataforma que se use, ao contrário das Live Photos.)

As seguintes imagens ilustram bem a diferença "antes e depois", com sequências banais a transformarem-se em sequências dignas de um filme de Hollywood.




A última imagem mostra o tipo de complexidade com que se está a lidar, e que vai ao ponto de separar os elementos que estão em primeiro plano dos elementos mais distantes, de modo a usar o fundo como referência para criar um loop animado sem que se notem "saltos" quando se faz o loop na animação.

É uma excelente app, obrigatória para todos os que têm iPhones capazes de captar Live Photos - e facilmente se compreendem as críticas de todos os que, mais uma vez, criticam a Google por lançar uma app para iOS sem ser acompanhada por uma versão para Android.

2 comentários: