2016/06/18

Problema de matemática de rapaz de 10 anos está a intrigar a internet


Se estão com vontade de activar os neurónios, eis que surge na internet mais um curioso problema matemático que tem estado a intrigar muitas pessoas - mesmo tratando-se apenas do trabalho de casa de uma criança de 10 anos.

A pergunta em questão pede para se calcular o perímetro de algumas figuras geométricas rectangulares, mas onde parecem faltar dados que permitam resolver o problema:


Ora, olhem para o problema e tentem resolvê-lo...

... Já conseguiram?

O "maior problema" é que a mente adulta provavelmente está a complicar a coisa demasiado. Ora se no primeiro caso se tratasse de um rectângulo com 10x12cm, ninguém teria dúvidas quanto ao seu perímetro (44cm) - e na verdade é esse o perímetro da figura apresentada, independentemente da medida que o "corte" tiver (podem experimentar fazer as contas assumindo que seja um corte de 1cm, ou 2cm, ou quanto quiserem! :)


O segundo caso é idêntico, e talvez até mais fácil de explicar: temos as medidas dos dois lados (9x11 cm), o que faria com que o perímetro da figura fosse de 40cm. Só que temos uma reentrância de 2cm que obriga a percorrer mais 2cm "a subir" e mais 2cm "a descer", o que prolonga o perímetro em mais 4cm, totalizando 44cm tal como no caso anterior.

7 comentários:

  1. Quatro incógnitas requerem 4 equações, para ser resolúvel o problema....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quando só precisas do total. :)

      Eliminar
    2. Mais um enigma... tens um erro no texto, descobre onde! :)

      Eliminar
  2. Se o desenho obedecer todo à mesma escala eu um quase analfabeto dou ás areas com precisão ao milímetro com apenas com contas que aprendi até à antiga 4ª classe. Afinal qual é a dificuldade?

    ResponderEliminar
  3. Este é um problema realmente muito simples e óbvio. Esta é uma opinião pessoal e baseada na minha estatística pessoal de o propor a cerca de 10 pessoas e nenhum deles demorar mais de 20segundos a perceber o que se passa e a resolvê-lo.
    A minha curiosidade iria agora para tentar compreender o porquê de este problema causar sensação a tanta gente e porque é que essa gente não o conseguiu resolver.
    A explicação prende-se provavelmente com o facto de haver muita dificuldade com a matemática na população em geral, mesmo para as coisas mais básicas.

    Outro problema simples, de probabilidades (a ver se é simples :))
    Atirei duas moedas ao ar...qual é a probabilidade de serem ambas coroa?

    Ok, e agora, atirei duas moedas ao ar, espreitei o resultado e sei que uma delas é coroa, qual é a probabilidade de serem ambas coroa? (Prob de serem ambas coroa sabendo que uma dela é coroa)

    A propósito, quem resolver isto não é génio nenhum, apenas uma pessoa normal. Quem não consegue resolver....bem :) BEM!

    ResponderEliminar
  4. Este problema encontrar o perimetro e não a area ou seja é medir apenas as linhas e pode ser feito com apenas uma régua .

    ResponderEliminar