2016/06/10

Qual a diferença entre um CPU e GPU?


Já vimos como funciona um CPU, mas hoje trago-vos um vídeo que mostra as diferenças entre o CPU que temos no nosso computador e o GPU existente nas placas gráficas.

O CPU é o cérebro do computador e é capaz de um imenso poder de processamento que desafia a imaginação. Durante muito tempo o CPU foi responsável por fazer tudo o que se podia ver no monitor do computador, mas com a evolução foram-se criando chips especializados para diversas funções... como é o caso do GPU, dedicado à aceleração do cálculo de gráficos 3D (e outros tipos de cálculos matemáticos especializados.)

Enquanto que num CPU temos vários núcleos (2/4/8) de processamento genérico, capazes de realizar todo o tipo de funções, num GPU aposta-se numa táctica diferença, onde a "quantidade" se sobrepõe à "qualidade". Já todos terão sentido que mudar de um CPU dual-core para um quad-core ou octa-core nem sempre resulta num desempenho superior - o CPU é mais potente, mas em nada ajuda a acelerar as tarefas que só tiram partido de um único núcleo. Pelo contrário, para calcular os pixeis de uma cena 3D, isso é uma tarefa que beneficia directamente do maior número de processadores possíveis... e daí os GPUs serem, basicamente, constituídos por  milhares de pequenos núcleos de processamento, simplificados e especializados apenas num conjunto reduzido de operações.

Idealmente... seria bom ter um "cpu" para cada pixel que vemos no monitor. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)