2016/06/20

The Weather Company e IBM prometem previsões do tempo "hiper-locais"


As apps de previsão do tempo são das apps mais utilizadas todos os dias antes de se sair de casa, e a Weather Company e IBM prometem em breve dar-nos previsões mais detalhadas que nunca, com uma precisão geográfica que pode chegar aos 400 metros.

Actualmente, a maioria dos serviços de previsão do tempo dá-nos a indicação para a nossa cidade ou região, e isso acaba por fazer com que frequentemente se dê o caso do serviço nos dizer que está a chover mas estar Sol no local onde estamos, ou vice-versa. Isto acontece porque nada impede que em determinado ponto da cidade possa estar a chover (ou fazer Sol) mas noutra parte, alguns quilómetros ao lado, as coisas estejam bem diferentes.

A The Weather Company quer resolver esse problema e vai recorrer à ajuda da IBM, com quem já tem uma parceria, para aplicar sistemas de "machine learning" que permitam aproveitar de melhor forma os terabytes de dados recolhidos diariamente, para criar previsões meteorológicas hiper-locais com uma precisão geográfica muito superior ao que existe actualmente. Em vez da previsão ser feita para uma área que pode ter dezenas de quilómetros, este sistema - Deep Thunder - permitirá fazê-lo em secções que podem ter apenas algumas centenas de metros.

... Por muito que confie na ciência e capacidade dos investigadores da IBM, acho que o mais certo é continuamos mentalizados para que não há melhor "previsão" do que espreitar lá para fora e ver como está o tempo no momento. ;P

1 comentário:

  1. isso seria bastante útil em Colares, Sintra, por causa do seu micro-clima, pode estar a chover em Lisboa e estar sol ou vice-versa, no verão está sempre menos 10ºC do que em Lisboa.

    ResponderEliminar