2016/07/11

Alibaba lança automóvel ligado à internet com YunOS


Enquanto no ocidente a Google vai desenvolvendo o seu automóvel sem condutor e se ouvindo rumores de que a Apple também está a trabalhar num projecto idêntico, na China a Alibaba já está prestes a lançar o seu primeiro automóvel para a geração "internet".

O OS’Car RX5 da Alibaba é um SUV fabricando pela SAIC (o maior fabricante automóvel chinês) e que em vez de querer ser um carro do futuro se centra na aplicação de tecnologia que poderá ser desfrutada já hoje. Este carro não conduz sozinho, mas os seus ocupantes poderão tirar partido de um carro que foi concebido de origem para estar ligado à internet.


O carro dá uso ao sistema YunOS da Alibaba, concebido para dispositivos da Internet of Things, e a grande aposta é feita na interligação com os mais variados serviços. Por exemplo, os utilizadores poderão planear as suas rotas e ter os destinos automaticamente programados no sistema de navegação do seu automóvel; ou fazer o pagamento do estacionamento ou combustível sem saírem do carro, usando o serviço de pagamentos Alipay da Alibaba.


E porque as gerações actuais não abdicam de registar a sua actividade, o carro vem equipado com quatro câmaras portáteis de 360º, com as quais os ocupantes poderão captar fotos e vídeos para a posteridade.

Será que começamos a chegar a um ponto em que a aquisição de um automóvel passará a depender cada vez mais dos serviços de internet que disponibiliza, em vez de coisas tradicionais como a potência do seu motor ou volume da bagageira? Não me admiraria...

Na China, este SUV ficará disponível já no próximo mês, por 20 mil euros. Será que dá para comprar nas lojas chinesas online? ;)

1 comentário:

  1. Se estiver á venda "nas lojas chinesas online" depois fica retido na Alfandega durante uns anos e ainda pagas uma fortuna em taxas de desalfandegamento! Já para não falar dos problemas que poderás ter se o carro vier com defeitos ou se avariar!

    ResponderEliminar