2016/07/19

Autocarro sem condutor da Mercedes já fez 20km na Holanda


Embora os automóveis sem condutores recebam a maior parte das atenções, há muitos outros veículos que também irão beneficiar desta tecnologia, e um autocarro da Mercedes-Benz já percorreu 20km na Holanda de forma completamente autónoma.

Se um carro que conduz sozinho se torna imensamente mais confortável para um condutor particular, facilmente se imaginam os benefícios para todos aqueles que passam o dia a conduzir. Nesta estreia mundial, o autocarro futurista da Mercedes demonstrou ser capaz de circular em estradas reais e lidar com o trânsito "humano", percorrendo 20km entre o aeroporto de Schiphol de Amesterdão e a cidade de Haarlem. Um percurso que tem curvas apertadas, túneis, cruzamentos, semáforos, áreas pedonais, e todo o tipo de coisas que os condutores humanos estão habituados a lidar no seu dia a dia, e que foram superadas sem incidente por este autocarro.

Este autocarro conta com uma dezena de câmaras, GPS, e radar, e é capaz de combinar tudo isso para saber precisamente a sua posição com uma precisão de centímetros - necessários para parar correctamente nas paragens para a recolha de passageiros. Também é capaz de reconhecer os sinais de trânsito e peões, e não se pense que o autocarro tem problemas em carregar no acelerador quando pode, pois é capaz de circular a até 70km/h em modo autónomo, mas sempre garantindo acelerações e travagens suaves, para maximizar o conforto dos passageiros.

Devido às normas de segurança foi necessário ter um condutor ao volante, para assumir o controlo caso fosse necessário, mas nesta estreia isso não aconteceu. O autocarro também fica permanentemente ligado ao sistema de trânsito da cidade, podendo comunicar com semáforos e outros serviços, e até registar buracos na estrada de forma a sinalizar a outros autocarros que deverão desviar-se dos mesmos e alertar os serviços municipais para a necessidade de efectuarem uma intervenção.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)