2016/07/24

Chffr deixa-te ensinar automóveis a conduzir sozinhos


George Hotz está a trabalhar num sistema que permite adicionar a capacidade de condução autónoma a qualquer automóvel recente, e conta com a ajuda de todos para ensinar o sistema a conduzir.

Ao contrário dos sistemas que têm sido desenvolvidos, George Hotz aposta na inteligência artificial e na aprendizagem por exemplo. Para isso precisa da maior quantidade de dados possíveis, e tal como já tinha referido, disponibiliza uma app que qualquer pessoa poderá instalar no seu automóvel, com a câmara apontada para a estrada, e que contribuirá para a aprendizagem do sistema.

A app Chffr já está disponível para Android em versão de teste, e quem a usar poderá começar a acumular "comma points" que, por agora, não se sabe para que servirão (talvez George Hotz venha a oferecer um dos primeiros sistemas de condução autónoma a quem acumular mais pontos?)

Vai ser interessante assistir à evolução deste sistema desenvolvido por George Hotz, que já gerou rivalidade entre ele e Elon Musk - com este último a não acreditar que meia dúzia de pessoas numa garagem consigam fazer um sistema capaz de competir com os que os gigantes tecnológicos estão a desenvolver com centenas de pessoas a trabalhar nisso. Vamos lá ver se Elon Musk não terá que dar o braço a torcer e reconhecer que George Hotz afinal tinha razão...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)