2016/07/14

Como o Facebook testa o desempenho da sua app em milhares de smartphones


O processo de desenvolvimento de software para as plataformas mobile não é tão simples quanto alguns possam imaginar. Sinal disso mesmo é o complexo sistema que o Facebook utiliza, com milhares de smartphones, para testar as suas apps.

A enorme diversidade de dispositivos mobile que se vão multiplicando a cada dia faz com que uma app que funcione bem num dispositivo possa não funcionar tão bem noutro; e embora os simuladores possam dar uma ajuda no caso de equipas de desenvolvimento pequenas, em casos como o do Facebook isso obriga a soluções mais robustas e fiáveis.

Para garantir que as suas apps se comportam como devem, o Facebook tem dezenas de racks com dezenas de smartphones cada uma, que vão dos mais recentes topo de gama a smartphones mais antigos com 3 e 4 anos de idade, e que são utilizados para fazer testes remotamente e se avaliar o impacto no desempenho (e consumo) das alterações feitas às apps.


Dentro de cada rack existe também uma câmara que permite analisar e visualizar o comportamento de cada dispositivo, que passam os dias a realizar testes e mais testes em diversas versões das apps. Com este sistema o Facebook diz ser capaz de detectar variações de apenas 1% no desempenho, assim como aquelas que poderão não ser detectáveis em dispositivos recentes, mas serem bastante penalizadoras em dispositivos mais antigos com hardware mais limitado.

... É caso para perguntar: com tanta preocupação com o desempenho e eficiência das suas apps, como se explica que a app do Facebook continue a ser um verdadeiro desastre nos Android?

1 comentário:

  1. Só no Android? Em iOS também não é a melhor coisa de sempre, com bugs a arrastarem-se há mais de 2 anos. Em watchOS começaram muito bem, mas entretanto também se lembraram de começar a introduzir bugs... Não sei se acredito muito nestes setups da Facebook para testar as suas apps. A empresa já admitiu publicamente lançar updates sem os testar, há alguns anos atrás. A coisa está bem melhor que há uns tempos, mas acho que é fogo de vista tentar mostrar que testam muito bem as suas apps em setups diferentes.

    ResponderEliminar