2016/07/10

Cuidado com o Pokémon Go com malware


A vontade de experimentar o Pokémon Go é mais que muita, mas já circulam versões infectadas com malware que deixam em risco aqueles que optarem pode instalá-lo por vias alternativas antes do jogo ficar oficialmente disponível no seu país.

O Pokémon Go era aguardado com enorme expectativa por uma legião de fãs, tanto do universo Pokémon como dos jogadores de Ingress; e o seu sucesso já se tem feito ressentir com a carga excessiva nos servidores que vai atrasar o seu lançamento a nível global.

A ideia da Niantic de fazer o lançamento de forma faseada foi boa, mas acabou por ser mal implementada. A grande falha está no sistema de controlo da localização. A Niantic ficou-se pelo limite imposto pelo Google Play, de deixar que a app fosse instalada oficialmente apenas por utilizadores nos países seleccionados; mas esqueceu-se da flexibilidade do Android, que com bastante facilidade permite instalar aplicações de fontes não oficiais bastando ter o ficheiro apk.

No meio disto tudo, há um grande perigo a assolar os jogadores. Fontes mal intencionadas estão a distribuir um apk modificado com malware. Tal como referimos insistentemente, só devem instalar aplicações de fontes conhecidas.

No caso deste PokéMon Go, a única opção recomendada é a que disponibilizámos aquando do anúncio da chegada deste jogo a "todo o mundo". O APK Mirror é uma fonte segura e a hash MD5 do ficheiro deve ser 2580d2687af1ffaaec16ff3b48380f76. Não arrisquem o download de outros locais de onde não tenham a certeza absoluta de que se trata do ficheiro original e intocado.

Por: Luis Costa

4 comentários:

  1. Instalei agora a partir do aptoide, não me pediu permissões estranhas nem o myknox (Galaxy s7) Se queixou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://m.apps.store.aptoide.com/app/market/com.nianticlabs.pokemongo/2016070500/19609183/Pokémon+GO

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar