2016/07/11

Cyanogen disponibiliza C-Apps para CM 13

Os sistemas mobile têm seguido no sentido de remover a inclusão de apps no sistema, assim facilitando a sua actualização (ou até remoção) sem que isso esteja dependente de uma actualização do sistema, e no Cyangon isso é feito com as C-Apps.


Os grandes fabricantes têm optado por separar as sua aplicações do firmware que disponibilizam com os equipamentos, conseguindo desta forma manter as mesmas actualizadas de uma forma bastante mais simples e rápida. Ao disponibilizarem as aplicações no Google Play, conseguem dar ao cliente a opção de instalar apenas aquilo que realmente lhe interessa. O facto de deixarem se ser aplicações de sistema poderá permitir que seja menor a sua dependência das modificações desenvolvidas pelo fabricante, o que só terá vantagens para todos.

A Cyanogen optou por seguir um caminho semelhante e passou a disponibilizar as C-Apps de forma independente do firmware, ficando igualmente ao critério de cada um a sua instalação. O ficheiro de instalação pode ser obtido no site criado para a gestão das C-Apps em https://cyngn.com/c-apps. Neste momento a Cyanogen está a disponibilizar um equalizador, gestor de temas, dialer, galeria e gestor de conta Cyanogen - que inclui a funcionalidade de localização do smartphone em caso de roubo e o seu bloqueio e apagamento remoto.

O conceito por trás destas C-Apps é muito semelhante ao das GApps que o pessoal do flashanço não dispensa, mas as ferramentas disponibilizadas têm uma utilidade muito inferior ao que as aplicações da Google possibilitam.

Para instalarem as C-Apps devem utilizar o mesmo método que é utilizado para as GApps, flash via recovery alternativa.

Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)