2016/07/31

Facebook está a desinstalar uBlock Origin de alguns utilizadores?


Chegaram-nos relatos estranhos de que alguns utilizadores estão a ser alvo de um ataque bem específico por parte do Facebook, que tem por objectivo desinstalar os seus adblockers.

A guerra entre serviços que apresentam publicidade e os adblockers que permitem aos utilizadores livrarem-se deles está longe de estar terminada, mas agora surgem suspeitas de que também o Facebook poderá estar a testar formas de lidar com os adblockers. Aparentemente, alguns utilizadores que tentam visitar o Facebook e estão a usar adblockers estão a ser direccionados para uma página onde lhes é pedido que instalem um programa cuja única missão é desinstalar os adblockers que têm instalados.

Não deixaria de ser muito estranho ver o Facebook a recorrer a uma táctica destas, pelo que a minha suspeita é que isto seja simplesmente uma variante do tipo de ataque que se tem feito notar na rede de publicidade da Google (e que apresenta publicidade maliciosa que redirecciona os visitantes para páginas com malware). Parece-me muito mais lógico que quem se dê ao trabalho de usar as redes de publicidade para incentivar a instalação de malware, também o faça removendo programas que potencialmente poderiam bloquear essa mesma publicidade.

Tal como tem acontecido nos redirects que alguns visitantes têm encontrado ao visitar o AadM em versão mobile, também este relato refere que isto acontece apenas em circunstâncias misteriosas, podendo ser apresentado a alguns utilizadores e não a outros. Resta-nos esperar que isto comece a fazer-se notar de forma cada vez mais frequente, pois assim tanto a Google - como, neste caso, o Facebook - serão obrigados a reconhecer o problema e arranjar forma de o resolver!

1 comentário:

  1. No telemóvel, já não me atrevo a visitar este blogue através do Google Chrome.
    Só no Opera Mini.

    ResponderEliminar