2016/07/22

Google facilita a edição de locais no Google Maps


Há muito que a Google recorre à ajuda dos utilizadores para preencheram os dados referentes a locais no Google Maps, e agora prepara-se para tornar esse processo ainda mais visível e acessível até para quem não tem por hábito fazê-lo.

Com o programa Local Guides a Google convidava todos os utilizadores a contribuírem para a introdução de dados referentes a locais de interesse no Google Maps, e até oferecia 1TB de espaço gratuito para incentivar (uma oferta que entretanto já foi reduzida para os 100GB). Era uma tarefa que normalmente estava acessível apenas para quem soubesse onde encontrar as devidas opções, mas que agora passa a estar bastante mais acessível para todos os utilizadores.

Quem procurar por um local no Google Maps terá acesso imediato a coisas como enviar sugestões sobre informação que esteja em falta ou errada (por exemplo, horário de atendimento de lojas e restaurantes, números de telefone, fotos do local, etc.) ou até adicionar espaços que nem sequer estejam ainda referenciados no Google Maps. Para além disso, também apresenta questionários sob a forma de cartões de resposta rápida, que permitem a quem conheça os locais dizer rapidamente se os mesmos têm um ambiente acolhedor, se têm entradas acessíveis a pessoas com cadeiras de roda (e muitos outros aspectos); e no caso de novos locais sugeridos por utilizadores, os mesmos ficam pendentes da aprovação de outras pessoas, para evitar "abusos".

Uns poderão considerar que é "trabalhar de borla" para benefício da Google; outros poderão achar que os 100GB oferecidos será uma recompensa justa; para os donos dos estabelecimentos é algo que só têm a ganhar em manter a informação correcta e actualizada (por exemplo, num restaurante, o Google Maps informará logo se o mesmo se encontra aberto ou encerrado). E claro... quem não quiser nem sequer terá que se preocupar com isso, podendo apenas desfrutar do trabalho potencialmente feito pelos outros utilizadores. ;P

1 comentário:

  1. pena é que depois não consiga sentir confiança no TB que me ofereceram, logo no 2º dia apagou-me umas centenas de ficheiros do pc, que inexplicavelmente continua na web...

    ResponderEliminar