2016/07/25

Google Maps ganha opção para usar apenas WiFi e avisa de atrasos nos transportes públicos


Os utilizadores com dados mobile limitados irão gostar da nova opção do Google Maps, que permitirá limitar a utilização de dados às rede WiFi.

O acesso à internet é tantas vezes assumido como sendo uma coisa garantida, que por vezes até nos esquecemos que grande parte da população continua sem ter acesso à internet nos seus smartphones - ou tendo apenas uma reduzida quantidade de dados. No Google Maps há algum tempo que os utilizadores têm a possibilidade de descarregar secções dos mapas para uso offline, e agora passarão a contar com uma opção que deixa utilizar apenas WiFi.

Quando esta opção está activa apenas terão acesso às zonas que descarregaram para uso offline, e surgirá uma indicação de que estão em modo WiFi quando estão a utilizar os mapas; mas a Google alerta para que ainda poderão ser utilizados alguns dados móveis durante a sua utilização, embora de forma muito mais reduzida do que seria normalmente.

Devido a este alerta, parece ser claro que o intuito desta nova funcionalidade não é para quem não tem acesso a dados móveis (esses já estarão servidos com as áreas offline), mas sim para os que têm um tarifário com dados móveis bastante reduzidos, e que assim poderão abrir o Google Maps sem receio de que acidentalmente a app lhes faça desaparecer os poucos megabytes de dados que ainda lhes restavam.



Para além disto, o Google Maps também está a ganhar a capacidade para alertar os utilizadores de quando há atrasos nos transportes públicos que utilizam - dando-lhes a possibilidade de escolherem quais as linhas para as quais se desejam manter informados, e recebendo alertas em tempo real sempre que houver alguma alteração no serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)