2016/07/26

"Mania" do Pokémon Go já está a passar?

O fenómeno que pareceu contagiar tudo e todos parece começar a dar já sinais de abrandamento, levantando a questão de como o jogo se irá comportar a longo prazo.


Passado o entusiasmo inicial, os números do Pokémon Go já estão a começar a ajustar, naquilo que será o regresso à normalidade. Foi um início arrebatador, com todos a querer experimentar o jogo de que toda a gente fala. Um lançamento faseado ajudou a aguçar a curiosidade dos milhões de utilizadores que aguardavam ansiosamente a chega do Pokémon Go.


Poucos dias depois de ter sido disponibilizado, o Pokémon Go conseguiu chegar aos 25 milhões de jogadores nos EUA, isto segundo os dados fornecidos pelo site surveymonkey.

Uma semana mais tarde, temos o número de jogadores a aproximar-se dos 20 milhões, naquilo que será um ajustamento normal, face a um início meteórico. E o mesmo tipo de comportamento é esperado também nos restantes países onde vai sendo disponibilizado. Até lá, ainda será normal irmos vendo muita gente na rua a jogar Pokémon e a agrupar-se em torno dos PokéStops com "Lure Modules" activos, tentando apanhar toda a bicharada que vai aparecendo.

Para breve estão também prometidas novas funcionalidades no jogo, para tentar garantir a atenção continuada dos jogadores. (Ed. Curiosamente, também já comecei a ouvir relatos de que à custa do Pokémon Go algumas pessoas ficaram a conhecer o Ingress, e têm optado por jogá-lo em vez do Pokémon Go! :)


Por: Luis Costa

10 comentários:

  1. Nunca houve nenhuma febre dos pokemons. Os mídia é que é que não param de falar no jogo e como a manada vai de modas todos descarregaram para experimentar. A maioria já o desinstalou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vasco, permite-me discordar... basta andar na rua. :)
      Por Espinho são às dezenas em torno de cada PokéStop, e tenho amigos a dizer-me que o mesmo acontece um pouco por todo o país.

      Isto numa escala muito superior à do Ingress, onde, de vez em quando lá se apanhava alguém a jogar...

      Mas é fácil comprovar... activas um Lure Module numa PokéStop e aguarda uns minutos. Já tive oportunidade de o comprovar pessoalmente, e foram mais de 20 pessoas a chegar rapidamente (e não estou numa cidade grande...)

      Eliminar
    2. Concordo em pleno com o Carlos Martins. E basta de facto olhar à volta, mas se isso não for suficiente para nos convencer, então veja-se os números de novas adesões desde que foi lançado. É uma coisa totalmente sem precedentes. Resta saber se será duradoura.

      Eliminar
    3. Vasco tem ido a rua? É a febre em Lisboa até as 3-4 da manhã se apanham lures em pokestops com mais de 20 pessoas a volta, nomeadamente no parque das nações e na baixa. Em Évora toda a gente a jogar cafés com pokestops a ligarem lures de tempos a tempos e esplanadas cheias tudo com o smartphone e a falar do pokemon, isto experiência pessoal que tenho falado com muita gente de vários sítios (porto,coimbra,madeira tanto Funchal como fora Ribeira Brava etc) que me diz o mesmo. Tem andado distraído o Vasco.

      Eliminar
    4. Ia dizer o mesmo.
      Quem foi ao Parque das Nações na sexta/sábado/Domingo e viu as enchentes até as tantas a jogar nunca pode dizer uma coisa destas. Belem mesmo coisa.
      E claro depois se virem as fotos de Mafamude lollllll

      Eliminar
    5. eu vi o mesmo no parque das nações segunda à noite.

      Eliminar
  2. Pokémon Go até pode ser uma moda mas é algo sem precedentes e sem qualquer paralelo em termos de dimensão e visibilidade dos jogadores no terreno.
    Estou convicto que a The Pokémon Company, Niantic e a Nintendo vão tentar rentabilizar ao máximo esta moda e faze-la durar… para isso, e fazendo fé ao que recentemente o John Hanke (CEO da Niantic) disse, será expectável muitas mais novidades neste jogo. Troca de pokémons, pokéstops patrocinadas, “anomalias”… muito estará já na forja!

    Relativamente ao Ingress, já cá anda à alguns anos e tem uma base de jogadores confortável (apesar do turbilhão que o Pokémon Go provocou aqueles que os jogos de Realidade Aumentada não são a novidade deste verão) e proporciona uma dinâmica de jogo completamente diferente do Pokémon Go.
    Aproveitem também para experimentar o ‘Ingress’ e não se esqueçam de escolher a Resistência - http://www.theresistance.pt/

    ResponderEliminar
  3. Coimbra, Parque Verde... Não sei se é 24h por dia, mas há sempre lures por lá... Já apanhei lá 5 Pokéstops com lure...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar