2016/07/06

Robots autónomos vão começar a fazer entregas em Londres e outras cidades europeias


Antes dos automóveis autónomos e antes dos drones voadores da Amazon, parece que o primeiro passo nesta nova revolução da logística passará por pequenos veículos robóticos que começarão a fazer entregas em diversas cidades europeias ainda este ano.

Não se admirem se, em breve, se cruzarem com uns estranhos veículos de seis rodas a circular pelos passeios de cidades como Londres, Düsseldorf, Berna e Hamburgo. A Starship Technologies diz que a está na hora de expandir a fase de testes, e não tem falta de parceiros interessados em experimentar os seus pequenos veículos de entregas.

O volume de carga é reduzido, pelo que este sistema está orientado para a entrega de compras de mercearia, pequenos pacotes, e também comida entregue ao domicílio. A ideia é promover a capacidade de fazer compras online com entregas quase imediatas (dentro do raio de acção do sistema), e fazê-lo de forma mais eficiente do que quando se utiliza um veículo tradicional, como motociclo ou automóvel, que logo à partida obrigaria também a utilizar e ocupar um condutor humano.

Neste sistema os veículos robóticos serão capazes de funcionar de forma autónoma, mas contarão também com a supervisão de operadores que podem controlá-los remotamente (que é o que será feito nesta fase.) Resta agora saber como é que a sociedade reagirá a estes veículos a circular na via pública... pois parece-me que a falta de civismo será o seu maior obstáculo - para não falar de que a falta de boas condições de acessibilidade também impediria a sua utilização em grande parte das cidades portuguesas (onde se arriscariam a ficar encravado numa das muitas "crateras" que estamos habituados a evitar.)

2 comentários:

  1. Alarmes sonoros, explode, ligado a central da polícia... por aí..., mas não me doa a barriga até ver essa realidade...

    ResponderEliminar