2016/07/03

Rodas omnidireccionais permitem automóveis hiper-manobráveis


Não gostariam de poder estacionar o automóvel nos locais mais complicados, fazendo o carro andar de lado? É o que podem fazer com as rodas Liddiard.

Ao longo dos anos vão surgindo com alguma regularidade sistemas que tentam facilitar o estacionamento dos automóveis, incluindo quatro rodas direccionais, rodas com capacidade de virar quase 90º, ou até a utilização de rodas retrácteis. Mas estas rodas inventadas por William Lilliard apostam na capacidade de poderem rodar longitudinalmente para além de girarem como qualquer roda tradicional.

O conceito não é exactamente novo, pois rodas omnidireccionais já são usadas noutros tipos de veículos, como empilhadores. A questão é que falta demonstrar a sua viabilidade para utilização em automóveis, pois estas rodas são muito mais pesadas e complexas, e dificilmente resistiram a um qualquer impacto num dos muitos frequentes buracos que temos nas estradas.

Mas, imaginando-se um futuro onde os automóveis sejam substituídos por módulos citadinos sem condutor, e que se possa ter uma infraestrutura rodoviária com pavimento 100% de qualidade, este tipo de sistemas poderá ganhar interesse redobrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)