2016/07/07

Samsung lança cartões UFS com prestações equivalentes a SSDs


Os cartões de memória podem usar memória flash mas as suas prestações nem sempre estão à altura das necessidades. A Samsung acaba de resolver o problema com a primeira geração de cartões UFS, que permitem velocidades de leitura de 530MB/s.

Mudam-se os tempos, mudam-se as necessidades, e os cartões de memória não são excepção. Há muito que o desempenho dos cartões de memória deixa bastante a desejar, e quem necessita do melhor desempenho tem que procurar cuidadosamente modelos que garantam velocidades mínimas à altura do que as suas câmaras DSLR ou câmaras de vídeo Ultra HD 4K exigem.

Estes primeiros cartões UFS da Samsung estão disponíveis com capacidades de 32, 64, 128 e 256GB, e permitem velocidades de leitura de 530MB/s - 5x mais rápido que os cartões actuais, e equivalentes ao que se pode obter num SSD SATA. Também nos IOPS a melhoria é substancial passando dos 1.800 IOPS típicos de um cartão microSD para 40.000 IOPS (em leitura); e de forma ainda mais notória na escrita, onde passamos de 100 para 35.000 IOPS, e onde é possível atingir 170MB/s em escrita sequencial.

Transferir gigabytes de fotos e/ou vídeos de um cartão de memória passará a ser algo feito de forma muito mais célere; e os fotógrafos que passavam a maior parte do tempo à espera que a sua câmara ficasse apta a captar mais uma ronda de fotos em "burst" vão agradecer que, com estes cartões, já não haja motivo para pausas.


Nota: embora o seu aspecto seja semelhante ao dos cartões microSD, não são compatíveis - só podendo ser usados com equipamentos que suportem expressamente cartões UFS (o que, tendo em conta as melhorias, não demorarão muito a surgir; e provavelmente com slots que possam levar tanto cartões microSD standards como estes novos cartões UFS.)

1 comentário:

  1. Esperemos que sim, que haja slots que consigam levar ambos os cartões.

    ResponderEliminar