2016/07/30

SpaceX faz teste bem sucedido com foguete reutilizado


O objectivo da SpaceX é ter foguetes capazes de elevar carga até ao espaço e depois aterrarem para ser reutilizados (assim poupando bastantes milhões de dólares) e superou mais um teste crítico que a aproxima desses objectivo.

Depois do primeiro passo superado (aterrar os foguetes com sucesso - coisa que já fez várias vezes) o passo seguinte será reutilizar um dos foguetes que regressou para fazer uma nova viagem até ao espaço. A SpaceX espera conseguir fazer isso ainda este ano, mas até lá tem feito todos os testes possíveis.

No início do ano, a SpaceX reactivou por breves momentos os motores do primeiro Falcon 9 que tinha aterrado com sucesso depois de levar carga até ao espaço. No entanto, foram detectadas algumas pequenas "variações" no seu funcionamento, pelo que esse foguete não seria a escolha ideal para regressar ao espaço - e Elon Musk aproveitou para dizer que também pretendia que esse foguete permanecesse no solo como marco daquilo que tinha sido conseguido.

Agora, tivemos um novo teste, com o terceiro Falcon 9 que aterrou com sucesso (o segundo a aterrar na plataforma flutuante, e que teve que superar a mais difícil aterragem pois vinha com mais velocidade e menos combustível, não havendo grande margem para erros) e que desta vez simulou uma viagem completa até ao espaço, estando ligado à potência máxima durante quase três minutos. Se não tivesse preso ao chão, teria cumprido a sua missão com sucesso, o que é um bom indicador para o teste a sério que se segue.

... Eu já dou comigo a imaginar... quantas mais vezes conseguirão estes foguetes reutilizáveis serem utilizados? Quatro, cinco... ou mais ainda?


1 comentário:

  1. Tanta poluição...
    Ainda ninguém se lembrou de processá-los por isso..., sendo nos States... ;)

    ResponderEliminar