2016/07/10

Tema do Star Wars tocado em "orquestra" de drives de disquetes


Há várias décadas que os drives de disquetes têm servido para produzir música com os seus barulhos mecânicos, mas agora temos um projecto que leva esse conceito ao limite, criando uma autêntica orquestra de drives musicais.

Este Floppotron consiste em  64 drives de disquetes, 8 discos rígidos e 2 scanners, para um total de 76 canais de som. Esta quantidade de drives de disquete não só permite criar 64 canais independentes de som, como permite uma maior gama de trabalho, permitindo usar vários drives para a mesma nota quando é necessário maior "volume" - e os scanners e discos rígidos a serem usados quando é precisa outra sonoridade - os discos rígidos também servem de percussão, com os braços actuadores a baterem no eixo do disco.

Enfim, um projecto verdadeiramente geek, que só fica à espera de alguém que volte a duplicar o número de dispositivos e crie uma orquestra de drives ainda maior. :)



E para quem quiser ver que tal se comporta com outras músicas, seguem-se o tema do Hawai Five-O e o Smells Like Teen Spirit.




3 comentários:

  1. O meu tem estado parado, mas ainda cheguei a montar e a tocar Tetris https://www.youtube.com/watch?v=nk3JAXsDHv0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ver se o ponho a tocar música portuguesa e com um look mais deste género

      http://hackaday.com/2014/01/05/the-most-beautiful-floppy-disk-jukebox-ever/

      Eliminar
    2. Muito Muito bom é este video de um Russo. Tranformou as floppys numa banda de robots
      https://www.youtube.com/watch?v=ICMXnnb_xqI&list=RDICMXnnb_xqI&index=1

      Eliminar