2016/07/05

Xbox Play Anywhere - jogos Xbox One no PC e vice-versa


A Microsoft prepara um grande trunfo com a chegada do Anniversary Update para o Windows 10, e que será a unificação com os jogos Xbox, incluindo a funcionalidade Xbox Play Anywhere que permite comprar um só jogo mas jogá-lo em ambas as plataformas.

Para quem tem uma consola mas também gosta de jogar no PC, a compra de um jogo vem acompanhada por um grande dilema: deverá comprar-se a versão PC, ou a versão da consola? Uma decisão que por vezes é tomada com base no desempenho do próprio jogo; outras vezes devido aos amigos com quem queremos jogá-lo (dependendo se eles vão jogar no PC ou na consola); e algo que até ao momento significava que, quem quisesse jogar o mesmo jogo numa consola e no PC, teria que comprar o mesmo jogo duas vezes.

É algo que a Microsoft vai resolver (e já o deveria ter feito há mais tempo) com o Xbox Play Anywhere que chegará a 13 de Setembro.

Com este sistema, um jogador que compre um jogo para a Xbox One poderá jogá-lo também no seu PC, e vice-versa - desde que o jogo suporte isso, claro. Para já estão na lista jogos como o futuro Forza Horizon 3; Ark: Survival Evolved; Crackdown 3; Dead Rising 4; Gears of War 4; Halo Wars 2; Killer Instinct: Season 3; Phantom Dust; ReCore; Scalebound; Sea of Thieves; State of Decay 2 e We Happy Few. Pelo que, finalmente a MS passa a ter um grande trunfo face à rival PS4, e que tanto serve para promover a opção por uma Xbox One, como indirectamente também serve para promover o Windows 10 nos PCs (que será indispensável para se poder tirar partido desta funcionalidade.)

Vai ser interessante ver de que forma é que a Sony reage a este Xbox Play Anywhere, e se se aventurará por caminhos idênticos, "oferecendo" a versão do jogo para PC em conjunto com os jogos PS4 (o que não me parece muito provável... mas que se poderá tornar inevitável caso esta iniciativa Xbox Play Anywhere venha a revelar-se um gigantesco sucesso.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)